quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Not to do: Ceia de Natal

Olá meninas, espero que estejam bem. Hoje volto com um post natalício: coisas a não fazer durante a Ceia de Natal, para que consigamos manter a linha. Amanhã regressarei com os 7 pecados alimentares natalícios e como poder usufruir dos doces tão bons sem nos assustar-mos quando chegar a hora da verdade: a hora de nos pesarmos. Mas isso são coisas que explicarei amanhã, por agora vamos masé às armadilhas da Ceia.


1. Fazer jejum durante o dia para poder comer mais à noite

A Ceia de Natal só acontece uma vez durante o ano, por isso, comer tudo o que nos aparece à frente é uma grande tentação. Contudo, ficar sem comer o dia todo para "guardar espaço" para a noite não é uma boa opção. Tudo isso vai ter como resultado falta de energia, metabolismo lento e comer demais do que o que é necessário à noite, e toda a gente sabe que comer muito à noite faz engordar ainda mais. Visto que não  se sabe no que vamos exagerar mais à noite, o meu conselho é moderar durante o dia, priorizando o consumo de alimentos leves no pequeno almoço e no almoço. A minha sugestão para o pequeno-almoço é comer uma tigela de cereais integrais, acompanhado de frutos secos ou até de fruta mesmo. Para o almoço, bife do peito do frango com uma salada a gosto.


2. Preparar muita comida

Calcular a quantidade de comida a ser feita de acordo com o número de pessoas que participarão na ceia é importante, tal como evitar preparar comida em excesso, como é comum nesta data. Tudo isto porque, caso haja sobras, o consumo dos alimentos gordurosos da ceia continuarão a ser ingeridos nos restantes dias. Cá em casa não sou eu quem cozinha na Ceia, por isso não sou eu que tenho que me preocupar com as quantidades, mas como sou eu que vou "sofrer" com os restos, tento controlar a minha mãe no que toca a quantidades.


3. Comer tudo de uma vez só

Quando chega a grande refeição do dia, a Ceia, sem pensar duas vezes, enche-se o prato com todo o tipo de comida disponível,  e come-se como se não houvesse amanhã. Na ansiedade de provar tudo, come-se muito, não se consegue aproveitar o sabor de cada alimento e vai-se comendo mais até se sentir satisfeita.. na hora, porque depois acaba-se com uma enorme dor de barriga. O meu conselho é comer devagar, aproveitar bem cada sabor e dar tempo para nos sentirmos saciadas antes de voltarmos a repetir.


4. Comer apenas porque a comida está disponível

Comer apenas porque os alimentos estão dispostos em cima da mesa é um dos grandes pecados natalícios. Quando já estiveres satisfeita, o melhor é parar de comer. Tudo o que ingerires depois de já estares satisfeita não causará o mesmo prazer nem será bem digerido. Esta deve ser uma das tarefas mais difíceis de concretizar, sofro tanto para me tentar controlar.


         Vão ficar mais "saudáveis" este Natal?  Admitam lá, algumas destas coisas vocês faziam, ne?
 Eu volto amanha, beijinho **

12 comentários:

  1. Admito que algumas dessas eu fazia, ahah!
    E já agora , temos post novo no blog, passa por lá!
    Xoxo , http://hashtagwwgu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Comer tudo de uma vez, é mais a minha cena! :DD
    Mas, claro que não se deve fazer!

    xoxo, Sofia Pinto

    Morning Dreams |Participa no Christmas GIVEAWAY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é a minha, principalmente quando estou com fome, ups
      Beijinho (:

      Eliminar
  3. Que delicia amei as dicas
    Curta e siga o meu canal
    https://www.youtube.com/user/NekitaReis

    ResponderEliminar
  4. Como não gosto nada de bolos de Natal acabo por nunca exagerar porque nada me agrada ahah Mas sei bem o que é exagerar nas quantidades de comida. Na minha família são 10 à mesa mas faz-se comida para 20!!!
    Gostei das dicas :)
    Beijinhos!!
    www.deniseribeiro.com

    ResponderEliminar
  5. Olá princesa! Nomeei-te para uma Tag, http://filipa-goncalves.blogspot.pt/2014/12/tag-uma-so-palavra.html
    Espero que gostes e participes :)

    Filipa G.

    ResponderEliminar
  6. poca, nomeei-te para uma TAG, aqui está: http://living-with-class.blogspot.pt/2014/12/tag-have-very-bloggy-christmas.html

    Um beijinho ^^
    http://living-with-class.blogspot.pt

    ResponderEliminar