sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Como cuidar do cabelo no Inverno?!

Olá meninas, espero que estejam bem. Hoje volto com mais um post sobre o cabelo. Antes de passar ao que realmente importa, quero que fiquem já a saber que vou mudar os dias semanais a que vou postar. Até agora eu postava todas as terças, quintas, sextas e domingos, mas como começa a ser difícil de conciliar a minha rotina, vou começar a postar todas as terças, quintas e domingos. Parece-vos bem? Quero também alertar-vos de que esta semana talvez não haja post no domingo porque não vou estar por casa, mas vou fazer de tudo para conseguir que saia mais um post "O quanto eu gostaria de ter..". Vamos lá começar então.


Nestes últimos anos tenho vindo a reparar que o cabelo durante o Inverno requer muitos mais cuidados do que no Verão. Isto porque, tal como a nossa pele, o cabelo também fica mais fragilizado com o clima mais frio. Porém,  acabamos por dar mais importância à roupa do que à "estética", principalmente os cuidados com o cabelo. E de nada adianta um look super lindo, se o cabelo está um caos, não é mesmo? Por isso, hoje trago-vos a solução para os problemas que o cabelo apresenta durante o Inverno. É importante dizer que tudo o que vou referir aqui é com base em experiências próprias e que resultam no meu tipo de cabelo, que, por curiosidade, tem tendências para o seco.



Ressecamento


Nos dias frios, temos a tendência para usar água muito quente enquanto lavamos o cabelo. O problema é que o banho muito quente e prolongado acaba por retirar o óleo natural do couro cabeludo. Este óleo corresponde a uma camada protetora do couro cabeludo e tem a função de "cobri-lo", por isso, o seu desgaste, provocado pela água quente, acaba por dar aos fios um aspecto mais seco. Para além da água quente, nesta época do ano, costumamos beber menos água, o que contribui também para o enfraquecimento dos fios. 



Como cuidar: Uma maneira de controlar o problema é lavar o cabelo com água morna. Mas para que ninguém "morra de frio", o meu conselho é, tomar banho normalmente, com a temperatura que quiserem, sempre que chega a hora de lavar o cabelo, baixam a temperatura, e no final do banho, passa o cabelo por água mais fria um bocado para que as pontas fechem o que ajuda a dar brilho ao cabelo.






Oleosidade

Outra das muitas coisas que acontece bastante durante inverno é a oleosidade. Com o frio chega a falta de coragem para tomar banho, quanto mais lavar o cabelo, am i right ladies? Por isso, a nossa tendência é ficar mais tempo sem o lavar. E isto também só é possível pelo facto de, por norma, não transpirarmos tanto o que ajuda a mantê-los cheirosos por mais tempo. No entanto, muitas das vezes essa preguiça pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Além disso, lavar o cabelo com água quente pode tanto ressecar como aumentar essa oleosidade. 

Como cuidar:  Os mesmos cuidados que evitam o ressecamento, evitam também a oleosidade.





Falta de brilho


Uma das outras torturas que costumam aparecer no inverno é a falta de brilho no cabelo. Este efeito opaco no cabelo aparece principalmente quando se sai à rua com o cabelo molhado. A água quente faz com que as cutículas dos fios fiquem abertas e, por isso, não refletem a luz do dia, daí se dá a falta de brilho no cabelo. 


Como cuidar: Para contornar esta situação, a hidratação é essencial. O erro de muitas nós é querer fazer esta hidratação toda no inverno. A hidratação é um processo que tem que ser feito sempre, ao longo do ano, para se ir obtendo os resultados desejados.




Usar o secador ou não?

Nesta época do ano, o secador torna-se um must have, visto que, sair para a rua no frio com o cabelo molhado para além de tirar o brilho do cabelo como já referi em cima, vai fazer-nos ganhar a maior gripe. Por isso, o secador é muito bem-vindo, desde que não seja utilizado com a temperatura mais alta e próxima do cabelo. 

Como cuidar: O ideal é usar o secador para apenas secar o cabelo e depois passar um jato com a temperatura mais fria para que as cutículas capilares abertas se fechem.  







E então meninas, consegui ajudar-vos em relação ao cabelo nesta época?
Que tipos de post querem que comece a postar?
Eu vou tentar voltar domingo, beijinho**

10 comentários:

  1. Gostei do post, bantante útil!
    Bejinhos*

    http://www.ddfashionlover.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. amei as dicas u.u Vai ser mega útil para meus cabelos rsrs
    Com carinho, Hina || Aishiteru em Contos ||

    ResponderEliminar
  3. Bastante útil, gostei muito! O meu cabelo é super oleoso na raiz e super seco nas pontas! Mas não consigo deixar de tomar banho com a água a ferver!! Eheh beijinhos querida

    ResponderEliminar
  4. Ótimas dicas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
    https://www.facebook.com/BrilhosModa

    ResponderEliminar