terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como encarar uma dieta


Olá meninas, espero que estejam bem. Hoje venho com mais um post sobre alimentação saudável. Mas desta vez, o subtema é: como levar a dieta adiante, dicas para mudarmos a nossa "postura" e conseguirmos fazer com que a dieta resulte. Vamos lá começar então.

Se, como eu, és daquelas pessoas que pensam que emagrecer é uma simples questão de "cortarmos à boca", está na hora de repensar como devemos encarar uma dieta.  Uma dieta deve ser considerada como um período de mudanças que deve levar a uma alimentação adequada durante a vida toda, que, para além de conseguirmos alcançar o emagrecimento que desejamos, fornece também uma melhor qualidade de vida. Por isso, este ano decidi criar uma especíe de lista para me manter motivada e levar o meu objetivo adiante.


Cria uma dieta a longo prazo


Não importa a quantidade de peso que queiramos emagrecer, o modo de agir mais correto é elaborar uma dieta que nos faça perder peso gradualmente e não uma dieta com tempo estipulado, visto que quando se estabelece uma data limite, a tendência é desistir, uma vez que a dieta vai ser apertada e difícil de concretizar, porque estamos habituadas a comer como queremos e nesses casos de datas limite, a ementa é aperta e muitas vezes não é de todo ao nosso agrado. Devemos então estabelecer um limite de peso que queremos perder por semana e criar assim uma dieta para que tal aconteça.




Ser otimista


Pensamento positivo atrai atitudes cativantes. Por isso, nada de desânimo ou de pensar que não conseguimos ou que não vai valer a pena. Tudo na vida exige esforço e determinação, nada é dado/conquistado sem esforço, como se costuma dizer "no pain, no gain".  










Focar na meta de peso

A nossa atenção deve estar focada no objetivo de peso e não nos alimentos que podemos comer ou nos que devemos mesmo evitar. A boa escolha alimentar será involuntária assim que entrarmos no espirito de alcançar o peso tão desejado. 





Tem consciência das decisões que tens de tomar

Ao optarmos por dietas altamente restritas, as chances de conseguirmos perder peso são mínimas, visto que  a vontade de comermos o que não devemos vai aumentar dia para dia. Devemos tomar consciência de que esta mudança na alimentação deve ser contínua e não só para o Verão que aí vem ou para a próxima festa que se aproxima.




Chega de desculpas

Como resistir aos chocolates ou aos bolos que estão nos armários da cozinha? É quase impossível! Ou até, quando estamos a ter um dia stressante, tendemos a recorrer a doces. Por isso, vamos lá corta o mal pela raiz. Quando nos apercebermos de que não vamos resistir e vamos "atacar", o melhor é tentarmos arranjar alguma distração para nos esquecermos que temos "mais olhos do que boca". Nenhum alimento por mais doce que seja será capaz de pôr fim ao stress. 






Não desistir

Embora façamos de tudo para não fugir à dieta, existem sempre aqueles dias que a vontade torna-se mais resistente e acabamos por comer aquilo que não devíamos. Quando tal acontece, não devemos considerar motivo para desistirmos do nosso objetivo. Após o "mal" acontecer, devemos retomar a dieta sem fazermos uma restrição maior e recorrer a dietas de líquidos, por exemplo. 




Arrisca em novos pratos

Em vez de pensar no que não podemos comer, vamos lá pensar no que poderemos! Novos sabores e muitos novos alimentos que não fazem parte da nossa rotina alimentar, poderão tornar-se num prato favorito. Há uns tempos fiz um post sobre snacks noturnos saudáveis, que poderão adicionar à vossa nova dieta, podem encontra-lo aqui



Mantém-te informada sobre receitas saudáveis

Quanto mais informações tivermos sobre alimentação saudável, mais fácil saberemos diferenciar o que é "bom" ou "mau" para conseguirmos atingir objetivos. 


E então meninas, acham que vão finalmente conseguir levar uma dieta até ao fim?
Já disse que aceito sugestões para posts? (a)
Eu volto quinta, beijinho**





4 comentários:

  1. eu não faço dieta, que dizer fazia e agora estou proibida. Tive sérios problemas de saúde por causa de dieta, então nem faço mais, e também eu tenho 1,70m e tenho 48 quilos, se eu voltar a fazer dietas eu voo kkk
    Com carinho, Hina || Aishiteru em Contos ||

    ResponderEliminar
  2. Tenho que começar a pensar nisso :((( beijinho

    ResponderEliminar